Muita gente já ouviu falar sobre um 13º signo chamado Serpentário (Ophiuchus). Mas tem vezes que a mídia anuncia com se fosse novidade fazendo algumas pessoas acharem que seu signo possa ter mudado da noite para o dia. Mas o fato é que este 13º signo sempre existiu. E por causa disso existiu um outro conjunto de datas para os signos que nada tem a haver com a astrologia tropical. As constelações não mudam os seus lugares no cinturão zodiacal. A passagem dos signos através dos meses acontece devido a rotação e translação do planeta terra. O que acontece, realmente, é que a Terra faz um movimento semelhante ao de um pião, onde sua inclinação é de, mais ou menos, 23 graus.
Na astrologia tropical os 12 signos são divisões feitas no céu. Mas o cinturão de constelações são outra coisa.
Ou seja, o zodíaco tropical é relacionado com as estações do ano a partir da perspectiva da terra, que é uma volta horizontal de 360° pela esfera celeste que se divide em 12 partes de 30°.
Cada 30° corresponde a um signo do zodíaco e cada signo representa um aspecto da natureza humana que combinando e descombinando temos uma interpretação detalhada que também é acompanhada pela posições planetárias.
Esta maneira de estudar a astrologia será sempre assim. Por que a inclinação do eixo da terra se repete a cada ciclo anual e a cada ano bissexto também. Acrescentar ou tirar um signo não faz sentido. É claro que novas constelações ainda podem ser descobertas, mas isso sempre acontecerá fora do zodíaco da astrologia tropical.
Passam-se alguns anos e logo ressurge a polêmica de terem descoberto um 13° signo (Ofiuco – 30/11 à 17/12). Ofiuco (OPHIUCHUS) sempre existiu! A diferença de datas causada pelo 13° signo é um trabalho da astronomia.
ZODÍACO INCLUINDO OPHIUCHUS
(segundo a NASA)
ÁRIES = 19 abril – 13 maio
TOURO = 14 maio – 19 junho
GÊMEOS = 20 junho – 20 julho
CÂNCER = 21 julho – 9 agosto
LEÃO = 10 agosto – 15 setembro
VIRGEM = 16 setembro – 30 outubro
LIBRA = 31 outubro – 22 novembro
ESCORPIÃO = 23 novembro – 29 novembro
OPHIUCHUS = 30 novembro – 17 dezembro
SAGITÁRIO = 18 dezembro – 18 janeiro
CAPRICÓRNIO = 19 janeiro – 15 fevereiro
AQUÁRIO = 16 fevereiro – 11 março
PEIXES = 12 março – 18 abril
Não quer dizer que a NASA está errada em refazer um cálculo para reorganizar a maneira de ver o céu. Mas nem por isso a astrologia, que tem milênios em acúmulo de conhecimentos em cálculos, deixa de ser correta. A constelação Ophiuchus sempre foi conhecida desde a antiguidade pelos babilônicos, mas fica muito longe da eclíptica que está o cinturão zodiacal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário