quarta-feira, 24 de maio de 2023

Astrologia horária (oracular)

ORÁCULO HOROSCÓPICO:

Em nossa sociedade contemporânea temos um monte de livros e sites que se referem a astrologia. Mas a astrologia continua sendo algo apenas místico ou brincadeira para algumas pessoas. Talvez isso tenha começado a partir da influência que a "santa" inquisição da igreja exerceu afetando tudo aquilo que fosse didático ou esclarecedor na época. Isso aconteceu no início do século XVII.
Antes disso tivemos grandes nomes do mundo intelectual que usavam a astrologia com extrema seriedade. Na verdade a astrologia é o berço da astronomia. A astronomia eram a mesma coisa. Nem Cláudio ptolomeus foi apenas um astronômo. Cláudio PTOLOMEUS também se dedicou a astrologia. Cláudio ptolomeus chegou a fazer um livro unicamente sobre astrologia chamado TETRABIBLOS. 
A astrologia nasceu e cresceu juntamente com o desenvolvimento da humanidade. Não foi criado da noite para o dia. A astrologia se desenvolveu em tempos em que o homem só pensava nas necessidades imediatas. A astrologia não era muito usada para assuntos psicológicos como se faz hoje em dia mas principalmente a partir da agricultura. Por tanto tem base na prática sim. Por ter se desenvolvido da vida prática, a disputa de opiniões acontece por que a perspectiva metafísica da astrologia é diferente da ciência ortodoxa. É extremamente desnecessário discutir e comparar. 
Acho que cada um no seu quadrado é bem melhor!
Hoje em dia falamos em mapa astral levando em conta os dados de nascimento de uma pessoa. Mas desde centenas de anos atrás não era comum saber a data de nascimento e muito menos hora ou local com tanta precisão. 
Até o século XIX, era comum as pessoas não saberem a própria hora e data de nascimento.
As melhorias na educação e registros civis levaram mais pessoas a ter acesso à informação sobre sua hora e data de nascimento.
É sinal que quem estudava a astrologia naquela época certamente possuía um interesse genuíno no estudo da astrologia muito mais do que atualmente por necessitar investigar com mais dedicação principalmente por haver muito menos recurso tecnológico do que hoje em dia. Os trabalhos eram feitos muito mais manualmente.
E quando algo é tratado como seriedade se torna um objeto de estudo que de um jeito ou de outro traz os resultados desejados.
Mas daí vem uma pergunta: como era usada a astrologia com precisão se um mapa natal precisava de dados de nascimento de uma pessoa em uma época em que isso era difícil?
A resposta seria "mapa horário". 
Na verdade existem muitas outras técnicas que vão além da confecção de um mapa natal. O mapa horário é uma destas técnicas. Mas no início da década de 90 só se encontrava, com mais frequência, livros sobre astrologia moderna. E a astrologia horária é parte da astrologia tradicional. É claro que já tem quem usa a astrologia horária na moderna.
Mas consideramos o fato de que a astrologia moderna por ser "moderna" ainda está em um processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento. A astrologia clássica se desenvolveu por milênios até chegar nos tempos atuais. A astrologia moderna usa a regência em alguns signos os planetas URANO (descoberto em 1781), NETUNO (descoberto em 1846) e PLUTÃO (descoberto em 1930) que, por isso, são chamados de planetas GERACIONAIS (trans-saturninos ou trans-pessoais).
Por isso que na astrologia clássica se usam apenas os sete astros visíveis a olho nú (Sol, Lua, mercúrio, Vênus, Marte, júpiter e Saturno).
Antes da sagrada inquisição ter existido só se conheciam os 2 luminares sol e lua junto com os 5 planetas. Depois disso foi perdido muito material científico deixando a astrologia na atual deficiência em que se encontra.
Um fato interessante é entender que estes sete astros visíveis a olho nú influenciam muito mais a natureza humana justamente por serem visíveis pelos nossos olhos sem telescópios.
Podendo olhar estes astros em uma época tão remota foi possível estudar suas influências nas plantações e outros acontecimentos da existência humana por milênios.
É aí que entra a astrologia horária. Como não era tão fácil saber os dados de nascimento de uma pessoa fazia-se o mapa astral com hora, dia, mês, ano e local de uma simples pergunta feita. Assim a astrologia horária abria um leque de possibilidades para as necessidades mais imediatas.

A astrologia horária trata um mapa astral como oráculo.
Um oráculo sempre responde uma pergunta de certa forma.
A astrologia horária não é como o uso de lâminas como o tarot mas mesmo assim, como é um oráculo horoscópico, responde uma pergunta. A técnica de interpretação de um mapa horário é um pouco diferenciada de um mapa natal.
Mesmo sendo muito prático e objetivo ao ser usada para se saber algo como: encontrar um objeto ou uma pessoa, saber sobre algo que não se encontra presente seja no espaço ou tempo, ainda assim é necessário estudar com o auxílio de um grande profissional na área. Isso por que fazer um mapa astrológico é algo de muita responsabilidade. Tamanha responsabilidade por que quando uma pessoa vai até um astrológo para perguntar algo estará depositando a confiança neste astrológo. um consulente estará colocando a própria vida em nossas mãos para resolver alguma questão. Por isso devemos ter muito senso ético para lidar com isso.
É simples mas nem tanto por que o mapa horário é relativo a como se faz a pergunta, o tema da pergunta, as condições do consulente, do astrológo, etc... 
Requer a atenção a alguns detalhes que são fundamentais para um bom resultado.
Então não se aprende da noite para o dia.

 A astrologia horoscópica, ao contrário da simples "signologia" tão difundida na mídia, é uma certa linguagem que se diferencia de uma linguagem falada ou algum tipo de linguagem de programação. É como se fosse uma linguagem alienígena. É claro que estou comparando assim para poder deixar bem claro que não se trata da tal "astrólogia dos estereótipos dos signos". Realmente é preciso estudar.

O momento certo para saber as coordenadas 
espaço/temporais, ou seja, dados de nascimento da pergunta, não é momento em que o consulente faz a pergunta e sim o momento exato em que o astrólogo toma conhecimento da pergunta e decide responder. 

No século XVII a astrologia não era acessível a todas as pessoas. Podemos nos sentir privilegiados por termos todo esse conhecimento disponível para a civilização atual.
Outro privilégio que temos é de ainda existirem livros ainda científicos daquela época como o de um astrólogo inglês chamado William Lilly que ele colocou o nome de ASTROLOGIA CRISTÃ. Eu acredito que ele colocou este nome no livro para não fosse destruído como foi com outros que foram extintos para sempre.
Por muito tempo a astrologia horária ficou nas trevas do esquecimento mas parece que está voltando com força total.

Ao consultar um profissional em astrologia horária é muito importante fazer uma pergunta bem clara e objetiva com riqueza de detalhes por que não se trata de uma simples adivinhação. Digo isso por que quando uso o tarot não necessito que a pessoa me digue nada. 
Mas quando vou fazer um mapa horário eu preciso de uma pergunta clara com riqueza de detalhes (até mesmo como o consulente se sente em relação a pergunta) incluído "quem" ou "o que" está envolvido.

Ao interpretar um mapa horário não se usam todas as casas, planetas, signos e aspectos do mapa. É realmente uma leitura muito objetiva.

Podemos fazer um número incontável de mapas horários para uma mesma pessoa em diferentes momentos. Simplesmente por serem mapas feitos a partir de perguntas feitas.

A pessoa que está recém aprendendo a astrologia deve considerar o fato de que é necessário o básico e pode-se aprender facilmente. Mas a interpretação que requer uma boa análise que só será possível com tempo de prática. Realmente não se prende da noite para o dia. Ao buscar uma resposta no mapa astrológico não basta ter decorado os nomes e significados. Mas será necessário se acostumar muito com a natureza de cada elemento da leitura. Por que a natureza é muito vasta na sua diversidade. E o iniciante pode sim se sentir meio confuso no início dos estudos. Mas se não desistir será recompensado com a conquista de ótimas habilidades! 

Devemos sempre entender que a natureza possui muitos fenômenos que ainda faltam serem descobertos. A ciência ortodoxa ainda não acordou para o fato de que a genialidade se encontra na simplicidade para alcançar muito mais acontecimentos em nossa evolução. Falo na simplicidade por que a ciência está certa em dizer que os planetas não exercem influência gravitacional ou energética sobre os seres vivos da terra mas "estamos emaranhados numa grande teia de infinitos fios intercomunicantes". Existem leis naturais tão simples que podemos perceber na semelhança entre a forma e a matéria ligações entre coisas muito grandes e coisas muito pequenas mesmo estando muito distantes uma da outra, como diz a frase de Hermes trimegistus: "O que está em cima é como o que está em baixo". Ou como na teoria do caos: "algo tão pequeno como o bater das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do planeta". Enfim... Ainda temos muito para aprender e enquanto isso não vamos mexer muito em algo usado tanto na prática pelos antigos cientistas há milênios e tem dado muito certo até agora! 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

ASTROLOGIA MULTIDIMENSIONAL

  O "tesseract" ou "hipercubo" foi mensionado pela primeira vez em 1901 por Charles Howard Hinton, mas seu u...