sábado, 11 de novembro de 2023

TERMOS TÉCNICOS ASTROLÓGICOS


Um glossário astrológico é importante porque ajuda a compreender e interpretar os termos e conceitos utilizados na astrologia. Ele fornece definições claras e concisas, permitindo que as pessoas entendam melhor o significado por trás de cada termo astrológico. O uso de um glossário ajuda a evitar mal-entendidos e confusões ao discutir ou estudar astrologia, fornecendo uma linguagem comum e precisa para se referir aos diferentes elementos do mapa astral, signos do zodíaco, planetas e aspectos. Além disso, um glossário astrológico pode ser uma ferramenta útil para iniciantes que desejam aprender sobre astrologia e se familiarizar com os conceitos básicos dessa prática milenar.

Água: Um dos quatro elementos, representando receptividade, intuição e sensibilidade.

Algol: Cabeça de Medusa (Caput Medusae)
Beta Persei, fica à 26º 18’ Touro; estrela de desafios extremos ligados a morte violenta, tragédias e crueldade. Sua natureza é de Júpiter e Saturno ou Vênus e Saturno. Mesmo assim tem situações no mapa que pode indicar riqueza.

Aldebaran: Olho esquerdo de Touro (Oculus Tauri australi)
Alpha Tauri, fica à 9º 55’ Gêmeos; estrela da coragem, caráter e determinação. Sua natureza é de Marte. Também pode indicar morte violenta em alguns casos.

Almutem: Almutem é um conceito da astrologia tradicional que se refere ao planeta mais forte em um mapa astral. Ele é determinado pela análise das dignidades planetárias, como exaltação, domicílio, triplicidade, termo e face. O almutem pode fornecer informações sobre a área da vida que o planeta governa e sua influência no indivíduo.

Ar: Um dos quatro elementos, representando versatilidade, intelecto e comunicação.

Arcturus: a cauda do Urso
Alpha Bootis, fica à 24º 22’ Libra: Estrela indicadora de alta posições sociais e responsabilidades com dinheiro, viagens e organizações. Sua natureza é de Marte e Júpiter ou Júpiter e Marte. Mal aspectado pode causar muita pobreza.

Áries: O primeiro signo do zodíaco, associado à energia e à iniciativa.

Ascendente: O signo do zodíaco que estava surgindo no horizonte leste no momento do seu nascimento.

Aspecto: A relação angular entre os planetas no mapa astral.

Aspecto aplicativo: O aspecto aplicativo ocorre quando dois planetas estão se aproximando em um ângulo específico no mapa astral, indicando uma influência que está se desenvolvendo.

Aspectos maiores: Os aspectos ptolomaicos na astrologia são padrões de relação angular entre os planetas em um mapa astral, como a conjunção, oposição, quadratura, trígono e sextil.

Aspectos menores: Aspectos menores na astrologia são padrões de relação angular entre os planetas em um mapa astral, mas com menor influência do que os aspectos ptolomaicos. Alguns exemplos incluem o semissextil, quíntil, semiquadratura e quincôncio. Embora sejam considerados menos impactantes, ainda são levados em conta na interpretação astrológica.

Aspecto perfeito: Um aspecto perfeito ocorre quando dois planetas estão exatamente no ângulo específico no mapa astral, indicando uma influência astrológica forte e clara.

Aspecto separativo: O aspecto separativo ocorre quando dois planetas já passaram do ângulo específico no mapa astral, indicando uma influência que está diminuindo.

Aquário: O décimo primeiro signo do zodíaco, associado à originalidade e à igualdade.

Betelgeuse: Ombro direito de Orion (Dexter humerus Orionis)
Alpha Orionis, fica à 28º 53’ Gêmeos: Estrela de riquezas e honras. honras marciais, preferências sociais e riquezas. Sua natureza é Marte e Mercúrio. Com maus aspectos pode indicar morte por acidentes brutais causados por algo muito grande.

Casa 01: Representa a personalidade, aparência física e comportamento inicial de uma pessoa.

Casa 02: Reflete as finanças pessoais, valores, recursos e habilidades.

Casa 03: Indica comunicação, aprendizado, irmãos e vizinhança.

Casa 04: Representa o lar, a família, as raízes emocionais e a vida doméstica.

Casa 05: Reflete a criatividade, o romance, os filhos, os hobbies e a expressão individual.

Casa 06: Indica a saúde, o trabalho diário, os hábitos e as rotinas.

Casa 07: Representa parcerias, casamento, relacionamentos íntimos e colaborações.

Casa 08: Reflete transformação pessoal, heranças, sexualidade e assuntos ocultos.

Casa 09: Indica viagens, estudos superiores, filosofia de vida e busca por significado.

Casa 10: Representa a carreira, a reputação pública e o status profissional.

Casa 11: Reflete amizades, grupos sociais, metas e aspirações.

Casa 12: Indica o subconsciente, o isolamento, o karma e os processos de cura.


Carreira: Parte da Carreira: Reflete o potencial de sucesso profissional e realizações na carreira. Calculada usando a posição do Meio do Céu, Saturno e Sol.

Casa: Uma divisão do mapa astral que representa diferentes áreas da vida.

Casamento: Parte do Casamento: Representa o potencial de casamento e relacionamentos íntimos na vida de uma pessoa. Calculada usando a posição do Ascendente, Vênus e Júpiter.

Castor: a estrela na cabeça do Gêmeo Ocidental , ou Apolo, de Ras-Algeuze
Alpha Geminorum, fica à 20º 22’ Câncer: Estrela da inteligência, nobreza, fama e justiça. Sua natureza é Mercúrio e Jupiter ou Marte, Vênus e Saturno. Mas pode indicar seguidas perdas de parte ou toda a graça adiquirida. Mal aspectado indica natureza cruel e destrutiva.

Cazimi: Cazimi é um termo utilizado na astrologia para descrever quando um planeta está em conjunção exata com o Sol, dentro de uma determinada margem de graus. Isso é considerado um momento de intensificação da energia do planeta e pode indicar um período de maior clareza e potencial para manifestação.

Coleção de luz: A coleção de luz ocorre quando um planeta lento recebe aspectos de dois planetas mais rápidos, que não estão em aspecto entre si. O planeta lento coleta a energia dos planetas rápidos, indicando que o assunto pode ser resolvido por meio de uma terceira pessoa ou intermediário simbolizado pelo terceiro planeta lento.

Conjunto: A conjunção planetária ocorre quando dois ou mais planetas estão muito próximos no mesmo grau ou signo do zodíaco. É um aspecto poderoso que indica uma fusão das energias dos planetas envolvidos, potencializando suas influências e significados na vida do indivíduo.

Coosignificador: A lua que representa o estado emocional da pessoa que faz a pergunta na astrologia horária.

Descendente: O signo do zodíaco que estava surgindo no horizonte oeste no momento do seu nascimento.

Doença: Parte da Doença: Reflete a saúde e tendências relacionadas à doença de uma pessoa. Calculada com base na posição do Ascendente, Marte e Saturno.

Elemento: Um dos quatro elementos (fogo, terra, ar, água) que influenciam os signos do zodíaco.

Escorpião: O oitavo signo do zodíaco, associado à intensidade e à transformação.

Exaltação: Uma posição planetária onde um planeta é considerado especialmente forte.

Filhos: Parte dos Filhos: Indica a possibilidade de ter filhos e as influências relacionadas à maternidade/paternidade. Calculada com base na posição do Ascendente, Júpiter e Lua.

Fortuna: A Parte Árabe da Fortuna é um ponto matemático no mapa astral que representa a fortuna, sorte e prosperidade na vida de uma pessoa. É calculado com base na posição do Sol, Lua e Ascendente no momento do nascimento. A interpretação da Parte Árabe da Fortuna pode variar de acordo com a abordagem astrológica utilizada.

Júpiter: O planeta associado a expansão, à maestria e à consciência superior.

Lua Cheia: A fase da lua em que ela está completamente iluminada.

Mapa Astral: Um mapa que representa a posição dos planetas no momento do seu nascimento.

Marte: O planeta associado a força, à competição e aos atritos físicos ou sociais.

Meio-do-Céu: O ponto mais alto do mapa astral, representando a carreira e a reputação.

Mercúrio: O planeta associado ao intelecto, à comunicação e ao comércio.

Mercúrio Retrógrado: Um período em que o planeta Mercúrio parece estar se movendo para trás no céu.

Morte: Parte da Morte: Indica o potencial de eventos relacionados à morte ou transformação profunda na vida de uma pessoa. Calculada usando a posição do Ascendente e Saturno.

Nodo Lunar: Os pontos onde a órbita da Lua cruza a eclíptica, representando lições kármicas.

Oposição: A oposição planetária ocorre quando dois planetas estão aproximadamente 180 graus um do outro. É um aspecto desafiador que representa tensões, conflitos e polaridades entre as energias dos planetas envolvidos. Pode indicar a necessidade de encontrar um equilíbrio entre essas energias opostas para alcançar um maior crescimento e compreensão.

Planeta Regente: O planeta que governa um signo específico do zodíaco.

Plêiades: Septistellium, ou os Atlantides, as estrelas da mola (Vergilies)
M45 Eta Tauri para Alcyone, fica à 0º 07’ Gêmeos: estrela da fartura e do prazer. Sua natureza é Lua e Marte.  Com maus aspectos indica desperdícios de valores.

Pólux: a estrela na cabeça do Gêmeo Oriental
Beta Geminorum, fica à 20º 22’ Câncer: Estrela que indica audácia, inteligência e coragem. Sua natureza é Marte. Também pode indicar uma morte cruel.

Quadratura: Um aspecto onde dois planetas estão separados por 90 graus no mapa astral.

Quadratura T-Square: Um padrão formado por três planetas que estão em quadratura uns com os outros.

Quincunce: O aspecto planetário "quincunce" ocorre quando dois planetas estão aproximadamente 150 graus um do outro. É considerado um aspecto desafiador e pode indicar tensões e ajustes que precisam ser feitos nas áreas de vida representadas pelos planetas envolvidos.

Querente: O ascendente quando indica o planeta que representa a pessoa que faz a pergunta na astrologia horária.

Quesito: O planeta que representa a questão (pergunta) na astrologia horária.

Refrenação: (ou refreamento) só ocorre quando um significador entra em movimento retrógrado, ou volta ao direto, ou quando muda de signo.

Retificação: A retificação de um mapa astral é uma técnica usada para ajustar os dados de nascimento com base em eventos significativos na vida da pessoa, aprimorando assim a precisão do mapa astral.

Retrógrado: Um planeta que parece estar se movendo para trás no céu em relação à Terra.

Rigel: Perna esquerda de Orion (Sinister pes Orioni)

Beta Orionis, fica à 16º 57’ Gêmeos: estrela da criatividade, da riqueza e da fama. Sua natureza de Marte e Júpiter. Mau aspectado indica irresponsabilidade e imprevisibilidade.

Sagitárius A*: ponto fixo no mapa astral que fica a 4° de sagitário no zodíaco tropical e 27° de Sagitário no zodíaco Sideral.

Sagitário: O nono signo do zodíaco, associado à aventuras e à filosofia.

Saturno: O planeta associado ao tempo, à velhice e as ciências mortuárias.

Sextil: O aspecto planetário "sextil" ocorre quando dois planetas estão aproximadamente 60 graus um do outro. É considerado um aspecto harmonioso e pode indicar oportunidades, facilidade de comunicação e colaboração entre as energias dos planetas envolvidos.

Solstício: O ponto mais ao norte ou ao sul da eclíptica, marcando o início do verão ou do inverno.

Spica: está na ponta da mão esquerda (em sinistra mão)
Alpha Virginis, fica à 23º 58’ Libra: Estrela muito benéfica que indica inclinação ciência antiga,  a agricultura e a arte. Sua natureza é Mercúrio e Marte ou Marte e Vênus. Maus aspectos indicam pequenos desgostos que serão definidos pelos planetas e signos envolvidos.

Sírius: Cão (Splendissimus vocata Canis)
Alpha Canis Majoris, fica à 14º 12’ Câncer; Estrela da ira e da violência. Sua natureza é Marte e Júpiter ou Mercúrio e Marte. Bem aspectado indica riqueza e fama mas não deixa de apresentar impetuosidade.

Signo do Zodíaco: Uma das doze divisões iguais da eclíptica que representam diferentes personalidades.

Significador: O planeta que representa a pessoa que faz a pergunta ou o planeta que representa a questão na astrologia horária.

Sinastria: A comparação dos mapas astrais de duas pessoas para entender a compatibilidade.

Terra: Um dos quatro elementos, representando estabilidade, praticidade e pragmatismo.

Translação de luz: Ocorre quando um planeta mais rápido se separa de um planeta e forma um aspecto com outro planeta.

Trígono: Um aspecto onde dois planetas estão separados por 120 graus no mapa astral.

Vênus Retrógrado: Um período em que o planeta Vênus parece estar se movendo para trás no céu.

Câncer: O quarto signo do zodíaco, associado à proteção e as emoções.

Capricórnio: O décimo signo do zodíaco, associado à disciplina e à seriedade.

Cúspide: O ponto de transição entre duas casas no mapa astral.

Domicílio: A posição planetária onde um planeta é considerado em sua casa "natal" ou de maior influência.

Eclíptica: O plano imaginário que representa a órbita aparente do Sol ao redor da Terra.

Elemento Dominante: O elemento que está mais presente no mapa astral e influencia a personalidade.

Estrela Fixa: Uma estrela que tem significado astrológico e é considerada na interpretação do mapa astral.

Fogo: Um dos quatro elementos, representando energia, paixão e ação.

Gêmeos: O terceiro signo do zodíaco, associado à comunicação e à curiosidade.

Grau: Uma medida angular usada para determinar a posição dos planetas no mapa astral.

Intérprete de Mapa Astral: Um profissional que analisa e interpreta o mapa astral de uma pessoa.

Júpiter Retrógrado: Um período em que o planeta Júpiter parece estar se movendo para trás no céu.

Karma: A crença de que ações passadas influenciam o presente e o futuro.

Leão: O quinto signo do zodíaco, associado à liderança e à criatividade.

Libra: O sétimo signo do zodíaco, associado ao equilíbrio e às relações.

Lua Nova: A fase da lua em que ela não é visível no céu.

Marte Retrógrado: Um período em que o planeta Marte parece estar se movendo para trás no céu.

Mercúrio: O planeta associado à comunicação, ao intelecto e à expressão.

Netuno: O planeta associado ao inconsciente, à ilusão e ao espiritismo.

Netuno Retrógrado: Um período em que o planeta Netuno parece estar se movendo para trás no céu.

Peixes: O décimo segundo signo do zodíaco, associado à intuição e à espiritualidade.

Plutão: O planeta associado aos segredos, à bomba atômica e aos processos transformadores.

Plutão Retrógrado: Um período em que o planeta Plutão parece estar se movendo para trás no céu.

Regente de Casa: O planeta que governa uma casa específica no mapa astral.

Saturno Retrógrado: Um período em que o planeta Saturno parece estar se movendo para trás no céu.

Sol: O astro central do sistema solar, associado à identidade e à vitalidade.

Terra: O planeta onde vivemos, considerado como um ponto de referência no mapa astral.

Touro: O segundo signo do zodíaco, associado à segurança e a paciência.

Trânsito Planetário: A passagem de um planeta por uma posição específica no mapa astral.

Urano Retrógrado: Um período em que o planeta Urano parece estar se movendo para trás no céu.

Vênus: O planeta associado ao amor, à beleza e aos relacionamentos.

Urano: O planeta associado ao humanidade, à revolução e a tecnologia inovadora.

Virgem: O sexto signo do zodíaco, associado à organização e à análise.

Zodíaco: O zodíaco é um sistema de astrologia que divide o céu em doze partes, representadas pelos signos do zodíaco: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Cada signo tem características e traços específicos associados a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A LUA NA ASTROLOGIA

As fases da lua têm sido observadas e estudadas por culturas antigas em todo o mundo há milhares de anos. No entanto, é difícil ...